Porque saber o pH dos alimentos

Vamos primeiro entender o que é pH.

 O pH (potencial Hidrogeniônico) foi descoberto pelo químico dinamarquês Soren Peter Lauritz Sorensenues no ano de 1909. Ele criou uma escala logarítmica que mede o grau de acidez, neutralidade ou alcalinidade das soluções que vai de 0 a 14 onde o valor 0 representa a maior acidez, o valor 7 representa a neutralidade e o valor 14 maior alcalinidade.

A escala do pH é logarítmica, desta forma cada decimal que é acrecido equivale a dez vezes mais que o anterior. Veja o exemplo: um pH de 4.0 é 10 vezes mais ácido que 5.0 que por sua vez é 100 vezes mais ácido que 6.0 e 1.000 vezes mais ácido que 7.0.

O PH no Corpo Humano

Dentro do corpo humano encontramos diferentes níveis de pH. Sendo que na saliva o normal é um pH entre 6.5 e 7.4. No estomago, por conta do ácido clorídrico responsável pela digestão, encontramos pH entre 1.5 e 2. Já o sangue humano tem o pH de 7.4.

O pH do sangue diferente do normal é indicativo de que algo vai mal no corpo humano ?

Um redução do pH torna o sangue ácido (pH abaixo de 7.4) e propicia um ambiente favorável ao proliferação de vírus, fungos e bactérias. Além disso a baixo no pH sanguíneo pode levar doenças do coração, doenças na tireoide, fadiga crônica e alergias. Uma maneira de manter o pH saudável é evitar alimentos com pH baixo (ácidos), como café (em torno de 4), refrigerante (em torno de 2) e cerveja (varia de 2.5 a 4.2).

Estudos mostram que a saliva de pacientes com câncer tem pH de 4.5 e 5.7 (o normal seria de 6.5 a 7.4).

O pH na Água que bebemos 

O nosso corpo constituído na sua maior parte por água e o organismo tenta a todo custo manter o pH sanguíneo com o valor de 7.4, extraindo minerais do nosso corpo para manter o pH alcalino quando não é suprido pelos alimentos.

 Tomar água com pH igual ou maior que 7.4 ajuda o corpo nesta tarefa. Um vilão que atrapalha este situação é o açúcar, pois consumido em excesso produz pH ácido no organismo. Uma água para ser considerada de boa qualidade deve ter um pH entre 7,0 e 7,5. Um pH levemente alcalino do sangue aumenta a oxigenação das células e melhora o sistema imunológico como um todo.

Os vírus e bactérias precisam de um meio ácido para sobreviver e se multiplicar, tornando nosso sangue levemente alcalino estamos acabando com a fonte de suprimento para as doenças.

Nenhum comentário:

Postar um comentário